quinta-feira, 2 de maio de 2013

Tabela periódica


A tabela periódica é uma das realizações mais notáveis da química porque ela ajuda a organizar o que de outra forma seria um arranjo confuso da propriedade dos elementos. E foi desenvolvida exclusivamente a partir das propriedades físicas e químicas dos elementos.


A foto ao lado é do cientista russo Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), que descobriu, juntamente com Julius Lothar Meyer (químico alemão, foto lado direito), que os elementos caiam em famílias com propriedades semelhantes quando eles eram arranjados na ordem crescente de massas atômicas, chamando tal observação de lei periódica.

Com isso, Mendeleev deixou espaços para elementos que seriam necessários para completar as tendências observadas, mas eram desconhecidos na época. Mais tarde, viu-se que ele estava certo (na maior parte dos casos). 

Para saber mais, leia o Quadro 1.2 do livro ATKINS, P.W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006, página 146.

Programa ChemSketch


O ChemSketch é um poderoso aplicativo que pretende ajudá-lo a desenhar estruturas químicas e diagramas com o mínimo esforço. Ele pode ser usado por professores, estudantes ou por profissionais que precisam usar esquemas químicos para relatórios e apresentações. O programa permite criar esquemas complexos a partir de uma página em branco ou usar biblioteca de modelos para adicionar novos itens. Ele inclui um grande número de compostos químicos e permite que você adicione novas substâncias. Os diagramas químicos podem ser transformados em 3D, a fim de examiná-los a partir de diferentes ângulos. Esquemas 2D e 3D podem ser salvos como arquivos de imagem, a fim de usá-los em outros documentos, como apresentações.



Imagens de vidrarias para esquemas de laboratório.


Estrutura em 3D.

Aproveitem essa ferramenta! Disponível neste link para download: http://chemsketch.softonic.com.br/

sábado, 23 de março de 2013

Teste de chama


O teste de chama é um procedimento usado para testar qualitativamente a presença de certos metais em compostos químicos. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuseadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirar resíduos de analíticos anteriores. O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação.




                                               http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a11.pdf

quinta-feira, 7 de março de 2013

Bio-Inspiração: Natureza como Modelo.

Por centenas de anos, os cientistas vêm buscando idéias para produzir estruturas baseadas na observação da natureza. Agora, biólogos e engenheiros da Universidade de Berkeley estão trabalhando juntos para projetar uma ampla gama de novos produtos, como mini-robôs inspirados na corrida das baratas e adesivos baseados nos surpreendentes pés das lagartixas.

 AUTUMN, K. et.al. Nature, v. 405, 2000.



Prêmio Nobel de Química de 2012

   A Transdução Celular de Sinais por Estímulos Externos.

O prêmio Nobel de química de 2012 foi atribuído aos pesquisadores americanos Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka por seus estudos sobre os receptores acoplados à proteína G (GPCRs, sigla em inglês para G-protein-coupled receptors). Estas fazem parte de uma superfamília de proteínas que estão acopladas a receptores celulares e, quando ativadas, interferem na transdução de sinais, resultando em processos de ativação de importantes eventos intracelulares por estímulos externos.

 GUIDO, R. V. C. Química na escola, v. 34, n. 4, p. 278-282, 2012.